segunda-feira, 9 de julho de 2012

Relatório da OEA sobre Paraguai deverá ser apresentado amanhã

Roberta Lopes *
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relatório sobre a visita ao Paraguai do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, deverá ser apresentado amanhã (10) aos integrantes da instituição. Insulza esteve em visita ao Paraguai para verificar a situação do país depois do impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

Durante a visita, Insulza teve reunião com o novo presidente Federico Franco, com ministros de Estado, representantes do Congresso Nacional, ministros de cortes de Justiça e com Lugo.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) suspenderam o Paraguai até que seja realizada eleição para presidente, marcada para o próximo ano. Os dois blocos suspenderam o país das atividades políticas com o argumento de que houve ruptura da ordem democrática com a deposição de Lugo.

A expectativa é que uma ação conjunta da OEA em retaliação ao impeachment de Lugo é pouco provável, pois há muitas divergências entre os integrantes da organização.

Junto com Insulza viajaram representantes dos Estados Unidos, do Canadá, do México, de Honduras e do Haiti – países que até o momento não se mostraram dispostos a condenar a deposição de Lugo.

* Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil, 09/07/12, disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-09/relatorio-da-oea-sobre-paraguai-devera-ser-apresentado-amanha

Nenhum comentário: