sexta-feira, 13 de julho de 2012

Maria do Rosário é sabatinada por adolescentes durante a 9ª Conferência, em Brasília

Adolescentes Educomunicadores realizaram uma entrevista coletiva com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), nesta sexta-feira (13), durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os entrevistadores levantaram questões sobre o papel da Secretaria de Direitos Humanos, crianças com deficiência, abrigos, mega-eventos e conselhos tutelares, povos indígenas e preconceitos.
 
13/JUL/12 - Maria do Rosário é sabatinada por adolescentes durante a 9ª Conferência, em BrasíliaAndressa, de Rio Branco (AC), quis saber como é o dia-a-dia da ministra. Maria do Rosário falou sobre o trabalho articulado com as outras pastas do governo e explicou as linhas gerais de atuação na prevenção contra a violência e nas ações de defesa da vida implementadas pela SDH/PR.
 
Webert, por sua vez, criticou a linguagem utilizada pela comunicação oficial, a seu ver “muito careta”. O adolescente do Distrito Federal quis saber o que poderia ser feito para tornar essa linguagem mais acessível ao mundo das crianças e adolescentes. Rosário reconheceu o problema e explicou que a Secretaria de Direitos Humanos ainda trabalha com uma estrutura que não permite, por exemplo, a plena utilização do portal da instituição. “Mas isso a gente vai avançando aos poucos, já estamos trabalhando para melhorar nosso site”.
 
A pergunta sobre os abrigos para crianças e adolescentes veio da representante do Piauí, Naira. Ela deu o exemplo concreto de uma amiga que não foi bem atendida num desses espaços. A ministra mais uma vez reconhecer o problema e disse que o grande desafio é garantir o resgate do convívio familiar, pois na maioria das vezes a criança ou o adolescente tem algum parente a quem pode recorrer. “Abrigo não é depósito, ali tem seres humanos”, disse a ministra, lembrando que muitas vezes o jovem é abrigado sem o conhecimento de um juiz responsável, como determina a lei.
 
Gabriel, do Espírito Santo, quis saber sobre o direito de crianças e adolescentes indígenas, lembrando que eles têm enfrentado bastante dificuldade até mesmo para serem respeitados em sua diferença. “De fato, os que estão aqui são nossos heróis indígenas. Temos que trabalhar parar fazer uma conferência que respeite todas as culturas e etnias. E quem sabe perguntar aos indígenas se eles topam organizar a próxima conferência em seus territórios”, disse Rosário.
 
A pergunta seguinte veio de Lorena, do Amazonas, e foi sobre os direitos da criança com deficiência. A ministra Maria do Rosário fez referência ao Plano Viver sem Limite, que prevê investimentos da ordem de R$ 7 bilhões em diversas áreas, inclusive Educação, com o objetivo de remover barreiras físicas e arquitetônicas e superar o preconceito para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que as pessoas sem deficiência.
 
Larissa, do Rio de Janeiro, e Bruna, de São Paulo, perguntaram sobre as violações de direitos em mega-eventos, como a construção da Usina de Belo Monte. “O Brasil tem uma grande oportunidade de ampliar sua estrutura com esses grandes eventos. Mas temos que garantir que eles sejam feitos sem violações”, disse a ministra, que esteve em Carajás para dizer aos trabalhadores que as crianças que vivem nas vilas do entorno merecem o mesmo respeito que seus filhos. Maria do Rosário relacionou uma série de medidas concretas implementadas pelo governo federal na região de Belo Monte, como um Centro de Referência em Direitos Humanos e uma Casa de Governo, que coordena todas as atividades na região.
 
A necessidade de fortalecimento dos Conselhos Tutelares foi o tema da pergunta de Anderson, representante da Paraíba. Ele citou o exemplo de um conselheiro que demonstrou preconceito com um adolescente homossexual. “Existem pessoas preconceituosas em vários setores e a superação desse problema se dará a partir da mudança de cultura na sociedade, que é uma mudança de Direitos Humanos”, respondeu a ministra Maria do Rosário. Ela disse ainda que é possível estabelecer um mecanismo para que atitudes preconceituosas sejam motivo para a perda do mandato do conselheiro.
 
Educomunicação – Com o objetivo de informar em tempo real as atividades da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob a ótica jovem, foi criada a Agência Jovem de Notícias – Educomunicação.  No total, 66 adolescentes, sendo 60 dos 26 estados e o Distrito Federal e seis do Projeto Vira Vida, do Sesi, se revezam na cobertura, que traz todas as atividades do evento.  Todas as etapas estaduais da conferência contaram com a cobertura da Agência Jovem. 
 
Assessoria de Comunicação Social 

Fonte: SDH-PR, 13/07/12, disponível em: http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/07/13-jul-12-maria-do-rosario-e-sabatinada-por-adolescentes-durante-a-9a-conferencia-em-brasilia

Nenhum comentário: