segunda-feira, 30 de julho de 2012

Representantes da sociedade civil pressionam Comissão da Verdade

Nesta segunda-feira (30), representantes de 40 comitês de todo o país solicitaram mais agilidade e transparência nas investigações sobre as violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988.

Por: Renata Magalhães


Representantes de 40 comitês estaduais, formados por organizações da sociedade civil, sobre mortos e desaparecidos durante a ditadura militar realizaram, nesta segunda-feira (30), reivindicações aos integrantes da Comissão Nacional da Verdade.


Durante a manifestação, eles solicitaram a abertura das audiências da comissão, agilidade nos trabalhos, investigação dos abusos cometidos contra índios durante a ditadura e a divulgação do orçamento da comissão.


Alguns representantes disponibilizaram à Comissão da Verdade documentos relacionados à ditadura militar. O depoimento de presos e perseguidos políticos também foi questionado, além da preocupação com a segurança dos arquivos armazenados nos estados, devido o início das investigações.


A Comissão Nacional da Verdade, instalada em 16 de março de 2012, tem o prazo de dois anos para apurar violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1985).

Fonte: Ceará Agora, 30/07/12, disponível em: http://www.cearaagora.com.br/noticias/politica/representantes-da-sociedade-civil-pressionam-comissao-da-verdade

Nenhum comentário: