segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

6º Fórum Aracati Novos Caminhos debate Educação


No último sábado, 14/01, a Câmara Municipal de Aracati foi palco para o 6º Encontro do Fórum Aracati Novos Caminhos (FANC). Dessa vez, o tema reunião foi Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Participaram como debatedores do evento o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Renê Barreira, o Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo (COPDH), Marcelo Uchôa. O Deputado Federal José Aírton e os Deputados Estaduais Dedé Teixeira e Lula Morais também compuseram a mesa, que foi presidida pelo Juiz Federal do Trabalho Aposentado, advogado Inocêncio Uchôa.

O evento marcou a passagem do primeiro ano do Fórum, que foi idealizado para o fim de pensar de maneira coletiva e transparente estratégias para o desenvolvimento da cidade de Aracati.

Para Marcelo Uchôa, que durante sua fala abordou os projeto da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos relativos à educação, como o Projeto de Educação em Direitos Humanos, a estratégia para inclusão de atividades relacionadas ao tema nas escolas de ensino médio da rede pública estadual de ensino, dentre outros, "o Fórum, mais que uma simples ação da sociedade civil aracatiense, é uma atitude firme de quem não se resigna ante as dificuldades e resolve, por si só, tomar as rédeas do processo de solucionamento de suas demandas". Segundo ele, "qualquer gestor que venha eventualmente a participar do Fórum estará sempre vinculado às questões que lhes forem apresentadas, daí a importância do organismo". Questionado, Marcelo Uchôa comentou brevemente sobre o Cinturão Digital do Ceará, salientando sobre os inúmeros benefícios do investimento para o Estado, acrescentando que "ao final de seu mandato, o Governador Cid Gomes dormirá com a consciência tranquila de quem sabe que pôs o Estado do Ceará nos trilhos rumo ao futuro".

Em momentos anteriores, já participaram das atividades do Fórum figuras de peso da política nacional e regional, a exemplo do ex Ministro e ex Governador Ciro Gomes, do ex Ministro Carlos Lupi, parlamentares federais, estaduais, secretários de Estado, entre outros, demonstrando a força do colegiado

Segundo Inocêncio Uchôa, um dos idealizadores do organismo, "a celebração deste primeiro ano demonstra a força do Fórum enquanto espaço amplo e pluripartidário de discussão em prol do desenvolvimento social e humano da cidade de Aracati e de toda região jaguaribana. Este patrimônio, já consolidado, que reúne participação de mais de 10 partidos políticos, tem agora a responsabilidade de buscar o consenso no próximo período eleitoral, a fim de que a experiência ora sintetizada não se perca no vazio". Lembrou, ainda, que o Fórum conseguiu aprovar série de propostas no Plano Plurianual do Ceará, 2012-2015, em benefífico do Município de Aracati, coisa que não pode ser negligenciada por administrações descompromissadas com as necessidades locais.

Participaram, também, do evento inúmeras autoridades e lideranças da política local, como os vereadores de Aracati, Professor Mendes (PT) e Ricardo Sales (PTB), ambos, em suas falas, enaltecendo a importância social do Fórum.

Foto, da esquerda para direita: Lula Morais (PCdoB), José Aírton (PT), Cláudio Ricardo (IFCE), Inocêncio Uchôa (FANC), Renê Barreira (SECITECE), Marcelo Uchôa (COPDH), Dedé Teixeira (PT) (nuclik.net)

Fonte: Blog Marcelo Uchôa

Nenhum comentário: