quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

I Ciclo de Debates "Trabalho e Direitos Humanos" (2012) é inaugurado com sucesso

Foi inaugurado na manhã de ontem, 25/01, o I Ciclo de Debates "Trabalho e Direitos Humanos" (2012), articulado conjuntamente pela Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e pelo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza (SEC).

O Ciclo será bimestral e trará à lume temas identificados com o mundo do trabalho, enfocado a partir da perspectiva dos direitos humanos.

Nesta primeira rodada, realizada na sede do Sindicato dos Comerciários, o tema debatido foi "Combate ao Trabalho Escravo", aproveitando a passagem da semana nacional de enfrentamento.

Dentre as autoridades que prestigiaram os debates estavam, além dos representantes dos três entes organizadores, o Coordenador Geral da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Escravo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Dr. José Guerra, o Deputado Federal José Aírton, o Procurador Geral do Trabalho no Ceará, Dr. Nicodemos Fabrício Maia, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Marco Antônio Maia, a Coordenadora Estadual do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça do Ceará, Dra. Andréia Costa, o Ouvidor Geral do Município de Fortaleza, Francisco Nascimento, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Jerônimo Nascimento, o Juiz do Trabalho aposentado e assessor jurídico sindical, Dr. Inocêncio Uchôa, dentre outros órgãos públicos e entidades sindicais, como: Secretaria do Trabalho e Ação Social, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Federal, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Comissão Pastoral da Terra, MOVA-SE, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de Confecção, Sindicato do Caminhoneiros, etc.

Para Marcelo Uchôa, titular da COPDH, "o Ciclo será importante porque levará o discurso dos direitos humanos ao universo dos trabalhadores, segmento social duplamente penalizado numa relação precária de trabalho, tanto enquanto obreiro que, por natureza, é o polo fraco da abissal disparidade capital econômico versus mão-de-obra, como enquanto ser humano que vê sua dignidade reduzida a pó".

A mesa de debates foi integrada pelos Auditores Fiscais do Trabalho, Drs. Sérgio Santana e Flávio Perdigão, Dr. José Guerra (CONATRAE), Dr. Nicodemos Maia (MPT), além do titular da COPDH, Marcelo Uchôa. A facilitação dos trabalhos foi realizada pelo assessor de políticas afirmativas da COPDH, Roger Cid.

Fotos: Dr. Júlio Brizzi (SRT/CE), Romildo Miranda (SEC) e Marcelo Uchôa (COPDH), titulares dos entes organizadores; Mesa de debates; Imprensa; público

Fonte: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: