quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mesmo com observadores, 400 foram mortos na Síria em duas semanas

11/01/2012 - 10h44

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (11) que 400 pessoas foram mortas na Síria desde a chegada da Liga Árabe no país, há duas semanas.

Segundo a embaixadora norte-americana da ONU, Susan Rice, o número de vítimas mostra que o governo sírio vem intensificando a violência contra manifestantes pró-democracia.

Ontem (10), em seu primeiro pronunciamento público em meses, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, disse que há uma "conspiração estrangeira" para tentar desestabilizar o país.

No último domingo (8), a Liga Árabe (formada por 23 nações) informou que manterá a missão de observadores atuando na Síria. A tentativa é pressionar os dois lados – governo e oposição – a abandonar as armas e fazer com que o regime de Assad tire o Exército das ruas.

Grupos de oposição acusam a missão de servir para acobertar a repressão aos protestos, que continua sob a presença dos observadores.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Agência Brasil, 11/01/12, disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-11/mesmo-com-observadores-400-foram-mortos-na-siria-em-duas-semanas

Nenhum comentário: