quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sindicato dos Comerciários e Coordenadoria Especial de Direitos Humanos trabalharão juntos em projetos de formação

Na tarde desta quinta-feira, 12/01, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza (SEC) mantiveram importante reunião na sede do órgão estadual, a fim de deliberar sobre agenda conjunta relativa aos direitos humanos dos trabalhadores no âmbito estadual.

Da reunião, restou definida realização de ato público, no dia 25/01, 09hs, na sede do Sindicato dos Comerciários, contra o trabalho escravo, cujo dia de combate será nacionalmente comemorado no dia 28 seguinte. O evento servirá para aproximar entidades do poder público e dos movimentos sociais, fortalecendo a rede estadual de enfrentamento ao problema.

Também foi discutida a integração do SEC aos eventos de formação continuada de temática laboral, ciclos "Trabalho e Direitos Humanos", que serão oferecidos ao longo do ano pela Coordenadoria Especial de Direitos Humanos e a Superintendência Estadual do Trabalho e Emprego (SRT/CE).

Para Marcelo Uchôa, titular da COPDH, "a aproximação entre COPDH e SEC é importante porque insere o Estado na vida cotidiana sindical, fortalecendo a parceria entre poder público e sociedade civil, em prol dos trabalhadores". Segundo ele, a ideia da COPDH é articular parcerias com outras entidades sindicais e representantivas da sociedade civil, consolidando de vez a necessária interação. Já a Secretária de Gênero e Etnia do SEC, Helenice Pereira, avaliou que "esta pauta conjunta implicará em grandes benefícios ao movimento obreiro, tanto para o Sindicato dos Comerciários, que cumprirá sua função social de prover importantes espaços de discussão para os trabalhadores de todas as categorias, como para os trabalhadores em si, sobretudo os comerciários, que serão contemplados com maior capacitação em temas laborais.

Na foto, da direita para esquerda: Gerson Leandro (Secretário de Juventude do SEC), Altamiro Irineu (Suplente da Direção), Marcelo Uchôa (Titular da COPDH), Helenice Pereira (Secretária de Gênero e Etnia do SEC) e Roger Cid (Assessor de Políticas e Ações Afirmativas da COPDH).

Fonte: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: