domingo, 17 de junho de 2012

Caravana Nacional de Anistia chega ao Ceará em Agosto

A Caravana da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça chega ao Ceará em agosto, com atividades previstas para os dias  3 e 4.
O advogado Marcelo Uchoa, Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, em artigo publicado no jornal Diário do Nordeste de ontem, destacou a importância do fortalecimento da Comissão Estadual de Anistia quando a  Comissão Nacional da Verdade “amplia as reflexões acerca do que significaram os períodos de ditadura para os que foram diretamente oprimidos e para a vida do país”. A Coordenadoria Especial realiza apresentações teatrais, exposições e apoia agendas sociais. A Comissão de Anistia tem por objetivo reparar politicamente os que foram perseguidos à época da Ditadura Militar.

Para o advogado, a reflexão proporcionada pelas comissões é uma oportunidade para entendermos as influências desta época sobre o contexto econômico e social de hoje e “o porquê do Brasil ainda sofrer com vícios difíceis de superar, a exemplo do patrimonialismo sobre a coisa pública, a violência policial e a cultura da tortura.”

“Instituamos nossa própria Comissão da Verdade. Enfrentemos definitivamente nossos algozes, retirando-lhes a glória de nominar logradouros e alimentar monumentos,” ressalta o advogado que elogia a retirada do nome  de Filinto Müller, de uma das alas do Senado quando o “nível de estabilidade política do país não permite mais homenagens à memória de quem assacou contra a democracia e os princípios fundamenntais da pessoa humana”. Filinto Müller foi chefe da Polícia de Vargas que determinou a deportação de Olga Benário para a Alemanha nazista.

Nenhum comentário: