quarta-feira, 27 de junho de 2012

Maria da Penha e Luis Roberto Barroso são estrelas no I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Memorável é o termo certo para definir a segunda terca-feira do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos. Em jornada que se iniciou com o depoimento de Maria da Penha e se encerrou com conferência magna de Luis Robero Barroso o público foi brindado com lições de vida, ensinamentos e emoções. 

Na primeira parte da manhã, três alunos relatores narraram as experiências vividas nas visitas de campo realizadas no último sábado, 23/06, ao Instituto Penal Des. Auri Moura Costa, à unidade socioeducativa Aldaci Barbosa Mota e à creche Amadeu Barros Leal.  

Também pela manhã, a primeira mesa do dia, facilitada pelo Coordenador Especial de Direitos Humanos do Estado, Marcelo Uchôa, reuniu a ativista feminina Maria da Penha, a Coordenadora Estadual de Política Públicas LGBTT, Andréa Rossati, e a professora Soledad García Muñoz (Espanha) para discutir o tema "Gênero, direitos humanos das mulheres e das diversidades sexuais".

À tarde, a primeira mesa reuniu a Vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFOR, Lília Sales, e a Coordenadora Nacional do Movimento de Pessoas em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, para discutir sobre "Experiências da sociedade civil para a exigibilidade dos direitos econômicos, sociais e culturais",

A mesa da tarde teve como palestrante Isabel Seixas, do Ministério da Justiça, que comentou sobre "Segurança pública, direitos humanos e criminalização da pobreza"  

E para finalizar o dia com chave de ouro, o constitucionalista Luiz Roberto Barroso proferiu histórica conferência magna sobre "Dignidade humana, mínimo existencial e pobreza"

O I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é  uma ação conjunta do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), com patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e apoio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento, iniciado no último dia 18/06, prossegue até 29/06, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza.

Fotos: 1) Depoimentos dos alunos; 2) Mesa sobre gênero e diversidade sexual, 3) Mesa sobre experiências da sociedade civil; 3) Isabel Seixas; 4) Conferência magna com Luis Roberto Barroso.

Fonte: ASCOM / COPDH, 27/06/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/06/maria-da-penha-e-luis-roberto-barroso.html 

Nenhum comentário: