terça-feira, 19 de junho de 2012

Curso de Direitos Humanos movimenta público em Fortaleza

Quatro  painéis movimentaram este segundo dia de I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos. 

Durante a manhã, os debates giraram em torno dos temas "Pobreza e direitos humanos na America Latina: uma abordagem crítica" e "Desenho e implantação de metodologia de indicadores   de progresso de direitos humanos. Aspectos conceituais e experiência do IIDH".
Na primeira mesa, o advogado Rodrigo de Medeiros (Brasil) apresentou seu olhar crítico sobre o atual cenário dos direitos humanos no Brasil, em especial no Ceará.

No segundo painel, os professores Monica Pinto (Argentina), por videoconferência, e Roberto Cuéllar (El Salvador), presencialmente,  apresentaram o esforço do Instituto Interamericano de Direitos Humanos na busca pela implantação de indicadores regionalizados de direitos humanos em países membros da OEA.

Durante a tarde, os temas discutidos foram "Os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos: uma revisão da pobreza" e "Políticas públicas de combate à pobreza". Em ambos as oportunidades, os palestrantes foram imensamente ovacionados pelo público. Na primeira conferência, o professor Pedro Nikken (Venezuela) relatou o histórico evolutivo dos direitos humanos, avaliando o paradigma da pobreza dentro do estágio de violação atual. 

Na mesa seguinte, a professora Mayra Falk (Honduras) avaliou os processos de definição de estratégias de políticas públicas de enfrentamento da pobreza, a partir de um modelo julgado mais adequado. 

Entre as mesas da tarde, também se realizaram oficinas de "Estudo de casos", em grupos, sobre situação que será apresentada em forma de simulação, nos últimos dias da programação.

O I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é  uma ação conjunta do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), com patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e apoio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento, iniciado no último dia 18/06, prossegue até 29/06, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza.

Fonte: ASCOM / COPDH, 19/06/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/06/curso-de-direitos-humanos-movimenta.html

Nenhum comentário: