terça-feira, 19 de junho de 2012

Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) participa de debate na Rio+20

Data: 19/06/2012

Durante sua participação no painel de debate “Direitos Humanos e Desenvolvimento Social”, na Arena Socioambiental durante a Rio+20, o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Roberto Caldas, defendeu que as políticas sociais e de desenvolvimento sustentáveis sejam pensadas a partir de uma visão regionalizada.

O juiz da CIDH disse ainda que desenvolvimento sustentável deve caminhar junto com o desenvolvimento humano. “Se não temos garantidos direitos sociais como educação, saúde, trabalho e previdência, não temos um meio ambiente protegido e respeitado, por que as pessoas não terão a capacidade de compreender que a proteção do meio ambiente é a proteção delas próprias e das gerações futuras”, defendeu.     

Assim como fez a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Roberto Caldas afirmou que a participação feminina é fundamental para o avanço político e social de qualquer país, seja na ética pública ou no combate à corrupção. Segundo ele, os países que mais se destacaram e amadureceram politicamente, foram aqueles que estabeleceram cotas para a mulher na vida política.

Ao abordar a questão da pobreza, Caldas disse que este é o assunto de maior prioridade. Segundo ele, dar dignidade e uma renda razoável à população é a única forma de combater todos os demais desafios que enfrentam a sociedade atual.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: SDH/PR, 19/06/12, disponível em http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/06/19-jun-12-juiz-da-corte-interamericana-de-direitos-humanos-cidh-participa-de-debate-na-rio-20

Nenhum comentário: