terça-feira, 19 de junho de 2012

Tem início I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Teve início ontem, 19/06, com abertura solene no auditório João Frederico, da Assembleia Legislativa, o I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, que prossegue com suas atividades até o próximo dia 29/06, no hotel Blue Tree, em Fortaleza.

O Curso, destinado a estudiosos e militantes da causa temática, se destina a avaliar os direitos humanos, a partir da problemática da pobreza.   

O evento de abertura contou com a participação lúdica da Camerata da Unifor, Teatro Reflexus e Coral do BNB. Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Tim Gomes. 

Também compuseram a mesa solene, o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), prof. César Barros Leal, o diretor executivo do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), prof. Roberto Cuéllar, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Justiça, Dr. Augusto Cardoso, o Procurador Geral Adjunto do Estado, Dr. Ariano Pontes, o Coordenador Especial de Direitos Humanos do Estado (COPDH), Dr. Marcelo Uchôa, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Deputada Estadual Eliana Novais, o ex presidente do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, Pedro Nikken, além do professor emérito da UFC, Paulo Bonavides. A Defensora Pública Geral do Estado, Dra. Andréa Coelho, e a Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFOR, profa. Lílian Sales, estavam presentes, mas precisaram sair antes do término da solenidade. 

Durante a solenidade foram homenageados o presidente e a representante do escritório sulamericano do IIDH, respectivamente, Roberto Cuéllar e Soledad García, além do presidente do IBDH, César Barros Leal, e da Desembargadora Shelma Lombardi, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.

Apesar da abertura do Curso haver sido durante a noite, os trabalhos acadêmicos tiveram incício ainda pela manhã, no hotel Blue Tree. A programação é organizada pelo IIDH e IBDH, com apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Epecial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e PGE.

Fotos: 1) Mesa de Abertura (ALCE); 2) Oficina técnica facilitada pelo titular da COPDH, Marcelo Uchôa (Hotel Blue Tree)

Fonte: ASCOM / COPDH com ALCE, disponível em: http://www.al.ce.gov.br/index.php/destaques-do-site/item/6095-1806lf-curso-dir-hum, 19/06/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/06/tem-inicio-i-curso-brasileiro.html

Nenhum comentário: