sexta-feira, 22 de junho de 2012

Instituto Interamericano e Coordenadoria de Direitos Humanos/CE ajustam convênio de cooperação

Na tarde de ontem, 21/06, o Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), por seu Diretor Executivo Roberto Cuéllar, e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo Ceará (COPDH), através de seu titular Marcelo Uchôa, ajustaram termo de compromisso para celebração de convênio internacional de colaboração técnica e acadêmica em educação e educação em direitos humanos. O acordo foi ajustado no ínterim das reuniões do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, organizado pelo IIDH e IBDH, com apoio da Unifor e Governo do Estado, através da COPDH e PGE.

Segundo Marcelo Uchôa, o objetivo "é vincular no pacto internacional todas as Coordenadorias Especiais do Gabinete do Governador, a fim de provê-las de sistemático apoio na área da formação e da educação em direitos humanos, aproximando, outrossim, o Governo do Estado das ações do gênero no sistema interamericano de proteção aos direitos humanos".

O Diretor Executivo do IIDH Roberto Cuéllar, por sua vez, manifestou sua alegria com a realização deste ajuste, que, segundo ele "sedimenta uma das intenções fundamentais do IIDH, a descentralização do conhecimento, em especial no Brasil, onde o ritmo do crescimento econômico pode alavancar grandes avanços para o desenvolvimento da política dos direitos humanos em toda America"

O Diretor convidou a COPDH, bem como as demais Coordenadorias Especiais do Gabinete do Governador, a visitar a sede do Instituto em San José, na Costa Rica. Manifestou, outrossim, o desejo de voltar, mais uma vez, a Fortaleza até o final deste ano, para concretizar o desejo de replicar o I Curso Brasileiro de Direitos Humanos até maio de 2013. Para ele, Fortaleza deve se consolidar como a "capital americana dos Direitos Humanos"

O IIDH é uma instituição internacional autônoma de caráter acadêmico. Foi criado em 1980 em razão de convênio subscrito entre a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a República da Costa Rica. Hoje é um dos mais importantes centros de ensino e pequisa acadêmica sobre direitos humanos, com enfoque multidisciplinar e com ênfase nos problemas da America. Sua sede principal fica em San José, Costa Rica.

Foto: Roberto Cuéllar (IIDH) e Marcelo Uchôa (COPDH). 

Fonte: ASCOM / COPDH, com informações de IIDH, disponível em: http://www.iidh.ed.cr/, 22/06/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/06/instituto-interamericano-e.html

Nenhum comentário: