quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio+20 é um momento de firmar compromissos para o futuro, diz Dilma

Crescer, incluir e proteger, estas foram as palavras que a presidenta Dilma Rousseff utilizou para resumir a concretização do desenvolvimento sustentável no mundo durante discurso de abertura oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Rio+20, nesta quarta-feira (20).

“Somos governantes deste planeta, pelas nossas mãos passam decisões políticas que impactam o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ambiental. Temos a responsabilidade perante a história e perante os nossos povos de fazer da Rio+20 um momento de firmar compromissos para o futuro que queremos", disse.
20/JUN/02 - Rio+20 é um momento de firmar compromissos para o futuro, diz Dilma 
Dilma chamou atenção para a crise financeira e as incertezas que pairam sobre o futuro da economia mundial dão importância para a Rio+20. “A recuperação para ser estável, tem de ser global. Em um momento como este, de incertezas em relação ao futuro da economia internacional, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada. Não podemos deixar isso acontecer”, disse a presidente.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon também discursou durante a abertura do evento e aproveitou para elogiar o texto da conferência. "As negociações foram longas, árduas, muito difíceis mesmo. Contudo fizemos progressos significativos, principalmente nos últimos estágios", afirmou.

Sobre as duras críticas de parte de sociedade com relação ao rascunho do documento final em negociação na Rio+20, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, se manifestou afirmando que a intenção do encontro sobre sustentabilidade é justamente dar voz a todos os setores da sociedade. "O governo brasileiro criou a conferência mais inclusiva da história da ONU. Agora, se você juntar ONGs de 193 países é claro que elas terão dificuldades em encontrar um denominador comum. Por isso é importante entender que o processo intergovernamental é diferente do processo da sociedade civil. Eles se complementam", disse o ministro.

A Rio+20 seguirá até esta sexta-feira (22), com atividades no Riocentro, no Parque do Flamengo e no Pier Mauá e eventos paralelos realizados por organizações não-governamentais.

Assessoria de Comunicação com agências
 
Fonte: SDH-PR, 20/06/12, disponível em: http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/06/20-jun-02-rio-20-e-um-momento-de-firmar-compromissos-para-o-futuro-diz-dilma

Nenhum comentário: