segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curso vai discutir soluções para os problemas de direitos humanos

Criar um espaço acadêmico de capacitação e diálogo, de intercâmbio de experiências e elaboração de propostas de ação que busquem soluções para os problemas de Direitos Humanos no Brasil, a partir da pobreza. Esse é o objetivo do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos – Os direitos humanos desde a dimensão da pobreza, aberto na noite desta segunda-feira (18/06), na Assembleia Legislativa. O trabalho foi conduzido pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS).
Curso vai discutir soluções para os problemas de direitos humanos 
A iniciativa é uma promoção do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos ((IBDH) e Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos. Também conta com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, Justiça Federal e Banco do Nordeste.

O curso – que é destinado a pessoas ligadas a área dos direitos humanos como advogados, políticos, representantes de entidades de classe – segue até o dia 29 deste mês, no hotel Blue Tree, com professores brasileiros e estrangeiros enfocando o estudo, reflexão e propostas acerca dos instrumentos e mecanismos do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e sua conexão com a realidade e suas normativas com o Brasil.

Na ocasião, foi apresentado um filme sobre a pobreza, realizada a assinatura de convênios entre o IBDH, IIDH, Instituto Colombiano de Direitos Humanos, Fundação de Vitimologia e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Além da assinatura do ato de constituição da Cátedra Ibero-americana de Direitos Humanos, e ainda, a apresentação de uma peça teatral e da Camerata da Unifor.

Durante a abertura do curso, a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Shelma Lombardi e o professor salvadorenho Roberto Cuéllar foram agraciados com a Medalha Antônio Augusto Cançado Trindade, entregue todos os anos pelo IDBH a pessoas ou instituições que se hajam notabilizado no ensino, investigação e promoção dos direitos humanos.

Entre as autoridades presentes a solenidade estavam a deputada Eliane Novais (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia; secretário adjunto da Justiça, Augusto Sérgio de Câmara Cardoso; presidente do IIDH, César Oliveira de Barros Leal; e o chefe de Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, Marcelo Uchoa.
LF

Fonte: ASCOM/ALCE, 18/06/12, disponível em: http://www.al.ce.gov.br/index.php/destaques-do-site/item/6095-1806lf-curso-dir-hum

Nenhum comentário: