sexta-feira, 29 de junho de 2012

Secretária de Combate à Fome Ana Fonseca é estrela do penúltimo dia do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Cinco palestras marcaram o penúltimo dia (quinta-feira, 28) do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos.

A manhã foi aberta com o painel "Experiências da sociedade civil para a exigibilidade dos direitos econômicos, sociais e culturais". Nele, o Diretor Executivo da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), César Barreira, e a líder pescadora Maria do Livramento Santos (Mentinha) expuseram suas experiências teóricas e práticas na construção dos direitos humanos, a partir dos movimentos sociais.

Em seguida, com a palestra "O acesso à justiça e o papel da sociedade civil desde a dimensão da pobreza", o juiz federal George Malmerstein apresentou suas reflexões sobre o tema, segundo a perspectiva da magistratura.

A tarde foi aberta com o painel "Sistema penitenciário, pobreza e direitos humanos", com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal do Ministério da Justiça, Des. Herbert José de Almeida Carneiro, e do professor Milton Jordão de Freitas Pinheiro Gomes. 

O painel seguinte,"Pobreza e segurança alimentar", contou com a presença do professor da Universidade de Brasília, Herton Ellery Araújo, e com a honrosa participação da Secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca.

O dia terminou com a palestra "Vulnerabilidade e Pobreza: ação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)", proferida pelo Assessor Jurídico do CICV - Regional Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.  

O I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é  uma ação conjunta do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), com patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e apoio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento, iniciado no último dia 18/06, prossegue até hoje, 29/06, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza.


Fotos: 1) César Barreira e Mentinha; 2) Ana Fonseca e Herton Ellery; 3) Gabriel Valladares.

Fonte: ASCOM /COPDH, 29/06/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/06/secretaria-de-combate-fome-ana-fonseca.html

Nenhum comentário: