sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ceará recebe o I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Com o intuito de divulgar e promover os Direitos Humanos no estado do Ceará, além de favorecer a integração e articulação entre seus participantes, será realizado, no dia 18 de junho de 2012, a partir das 19h, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes – Anexo da Assembleia Legislativa, o coquetel de lançamento do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos. O Curso tem o objetivo de transformar o Ceará na sede acadêmica dos Direitos Humanos.

O Curso é uma ação do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIBDH) em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

As atividades serão realizadas no período de 18 a 29 de julho, no Hotel Blue Tree. Em mais de 30 edições, será a primeira vez que a programação será realizada fora da sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José (Costa Rica).

O tema desta edição, "Os Direitos Humanos desde a Dimensão da Pobreza", será analisado através de diversos ângulos, mediante palestras, estudos de casos, trabalhos em grupo, painéis e visitas a projetos de inclusão social, prisões e centros de internação de adolescentes em conflito com a lei.

A iniciativa espera receber 120 participantes dos mais diversos estados, que terão palestras de professores do Brasil e de outros países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e Espanha. Entre estes, Roberto Cuéllar, Diretor Executivo do IIDH; Antônio Augusto Cançado Trindade, juiz da Corte Internacional de Justiça (Haia) e Wanderlino Nogueira Neto, aspirante a uma vaga do Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas (Genebra). O Diretor Executivo do IBDH, César Barros Leal, Procurador do Estado e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Marcelo Uchôa, titular da COPDH e também professor da UNIFOR, serão, dentre tantos expoentes, facilitadores docentes do Curso.

Serviço
Abertura do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos
Data: 18 de junho
Hora: 19h
Local: Assembleia Legislativa – Auditório João Frederico Ferreira Gomes

I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos
Data: 18 a 29 de junho

Hora: 8:30h às 20h
Local: Hotel Blue Tree
Informações: 3466-4961 / 3466-4024 / 3466-4893
Com informações da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos
Dica: Agência da Boa Notícia

Fonte: Agência da Boa Notícia, 16/06/12, disponível em: http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=4174 

Nenhum comentário: