sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo lança cartilha para coibir tráfico internacional de pessoas

Data: 31/05/2012

O Itamaraty lançou nesta quinta-feira (31), em Brasília, uma cartilha com orientações para o trabalho no exterior. O objetivo da publicação é alertar os profissionais brasileiros que iniciam carreira no exterior sobre os ricos de emigração e as formas de evitar o tráfico de pessoas. A cartilha foi lançada durante abertura do Seminário Internacional Brasil-União Europeia sobre enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

“Essa é apenas mais uma iniciativa que nós trazemos para esse fórum, nosso desafio é que esses brasileiros possam sair do Brasil informados e não caiam em armadilhas”. Afirma a diretora do Departamento Consular do Itamaraty, Embaixadora Luiza Lopes da Silva.

Salete Camba, secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou da abertura do encontro e disse que o governo brasileiro vem trabalhando para impedir a violação aos direitos humanos em todos os contextos, especialmente no mundo do trabalho.

“O Estado brasileiro tem responsabilidade e deve trabalhar para fazer com que o cidadão conheça seus direitos. Trabalhamos para rompermos as fronteiras e as barreiras, para que o mercado ilegal não se utilize da falta de conhecimento para se reproduzir”, afirmou a secretária.

Durante o evento, o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Eduardo Gradione, lançou um telecurso de capacitação, que orienta os consulados e também lideranças comunitárias ao redor do mundo sobre o tráfico de pessoas.

Participaram também do seminário, que segue até esta sexta-feira (1º), o representante do Ministério da Justiça, e secretário nacional de Justiça (SNJ/MJ), Paulo Abrão e a Embaixadora da UE, Ana Paula Zacarias. O evento esta sendo realizado no auditório do Ministério da Justiça.

Assessoria de Comunicação Social

SDH-PR, 31/05/12, disponível em: http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/05/31-mai-2012-governo-lanca-cartilha-para-coibir-trafico-internacional-de-pessoas

Nenhum comentário: