terça-feira, 22 de maio de 2012

Audiência Pública debate violência sexual contra crianças e adolescentes na Assembleia

Na tarde desta terça-feira, 22/05, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH) participou de audiência Pública na Assembleia Legislativa (ALCE) sobre a campanha "Quem Cala, Consente - Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime". A audiência foi requerida pela Deputada Estadual Bethrose (PRP), presidente da Comissão de Infância e Adolescência da ALCE, também articuladora da mobilização e desenvolvimento da campanha.

A campanha "Quem Cala, Consente - Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime", realizou, entre maio de 2011 e maio de 2012, seminários em 20 municípios do interior o Estado, mobilizando, através das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação da Secretaria Estadual da Educação (CREDE/SEDUC), praticamente todos os municípios do Ceará. Ao todo, foram elaborados 187 Planos Municipais de Ações Estratégicos (PAEs) e capacitados cerca de 6 mil multiplicadores do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo Estado. Acampanha também promoveu estratégias de mídia, blitz educativa no pré-carnaval e carnaval, organização de caminhadas, etc.

Na oportunidade, a Deputada Bethrose destacou os pontos positivos da ação, alertando para a gravidade do problema e ressaltando a necessidade da pronta denúncia através do Disque 100. Marcelo Uchôa, titular da COPDH , por sua vez, ressaltou as ações estaduais de enfrentamento à violêcia sexual contra crianças e adolescentes, explicando sobre o cronograma de implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR), a ser aplicado em 20 municípios do Estado que mais fortemente sofrerão os impactos sociais com a Copa do Mundo de 2014.


Compuseram a mesa principal, além da Deputada Estadual Bethrose (PRP) e do Coordenador da COPDH Marcelo Uchôa, a Deputada Estadual Patrícia Saboya (PDT), também integrante da Comissão de Infância e Juventude da ALCE, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Ceará (CEDCA) Mônica Sillan de Oliveira, os promotores da Infância e da Juventude e da 12ª Vara Criminal, respectivamente, Antônia Lima Sousa e Carlos Andrade, a Defensora Pública da Infância e da Juventudea Érica Albuquerque, a representante da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDHFor) Elizabeth Amaral, o representante da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED) Renato Roseno, a representante do Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (FCEVSCA) Lídia Rodrigues, o coordenador geral da Central Única de Favelas do Ceará (CUFA) Dell Lagamar, e a psicóloga Helena Damasceno.
 
 Foto: Audiência Pública na Comissão da Infância (Marcos Moura)

Fonte: ASCOM / COPDH com informações da CP/CG ALCE in http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/4980-campanha-%E2%80%9Cquem-cala-consente%E2%80%9D-forma-6-mil-multiplicadores, 22/05/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/05/audiencia-publica-debate-violencia.html

Nenhum comentário: