sexta-feira, 25 de maio de 2012

Coordenador Especial de Igualdade Racial recebe Troféu Fortaleza Liberta

Na noite de ontem, 24/05, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) prestigiou a entrega do Troféu Fortaleza Liberta ao Coordenador Especial de Política Públicas para Igualdade Racial do Governo do Estado (CEPPIR), Ivaldo Paixão.

O troféu homenageia pessoas e instituições que se dedicam à promoção da igualdade racial no Ceará e à promoção da cultura afrobrasileira. Também foram homenageados, o Coordenador de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, Luiz Bernardo, a Diretora Executiva do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Isabel  Cristina e, representando o tio-avô Barão de Studart, Oswaldo Studart. A data da da entrega, 24 de maio, remonta aos 24 de maio de 1883, data em que Fortaleza aboliu a escravatura, tornando-se a primeira metrópole nacional a fazê-lo.

O projeto Fortaleza Liberta, atualmente na terceira edicão, é uma iniciativa do produtor cultural Franciscus Galba e da Letra Viva Cultura Inteligente. O evento prossegue pelos meses de maio e junho com os seguintes eventos:

• EXIBIÇÃO DE VÍDEOS/BAILE DA “FORTALEZA LIBERTA”
Local: Mercado dos Pinhões
Data: Quinta-Feira, 31 de maio de 2012
Ação/Atividade 01: “Exibição” de vídeos com temática da cultura afro-brasileira
Horário: 18h30 as 20h
Ação/Atividade 02: “Baile da Fortaleza Liberta” que conta com apresentação do músico Marcelo Leite & Grupo, interpretando gêneros musicais que existiam no Brasil no período da abolição da escravatura, ou seja, na segunda metade do século XIX (valsas, polcas, mazurcas, lundu, choro e maxixe), acompanhados de grupo de dançarinos que apresentarão performances das danças lundu e maxixe
Horário: 20h as 22h

• AFOXÉ OXUM ODOLÁ SAÚDA A “FORTALEZA LIBERTA” – Apresentação especial do Afoxé Oxum Odolá comemorando os 129 anos do fato histórico da libertação dos escravos em Fortaleza
Local: Passeio Público
Data: Domingo, 10 de junho de 2012
Horário: Das 15h as 18h

Nas fotos, da esquerda para direita: 1) Ivaldo Paixão, Franciscus Galba e Luiz Bernardo; 2) Marcelo Uchôa e Ivaldo Paixão.
 
Fonte: ASCOM / COPDH, com informações de Liberta Fortaleza 3a Edição, in
http://www.letravivaci.com.br/?p=235

Nenhum comentário: