quinta-feira, 17 de maio de 2012

Governo e PRF divulgam balanço sobre exploração sexual de crianças e adolescentes nesta sexta (18)

Data: 17/05/2012


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizam nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas, na Câmara dos Deputados e na Esplanada dos Ministérios, uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ministra Maria do Rosária do Rosário, da SDH/PR, participa da programação.

A campanha "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes" tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de protegermos crianças e adolescentes contra a violência sexual, crime que alcança 1/3 de todas as denúncias de violações dos direitos desse segmento da população, de acordo com dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100). 

17/MAI/2012 - Governo e PRF divulgam balanço sobre exploração sexual de crianças e adolescentes nesta sexta (18)
Entre as ações previstas para amanhã (18) estão a divulgação do Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras, realizado pela Polícia Rodoviária Federal; a divulgação de um balanço do Disque Direitos Humanos; a entrega do Prêmio Neide Castanha; e a participação da Caravana Siga Bem na Esplanada dos Ministérios, tendo à frente a cantora Fafá de Belém.

O balanço do Disque 100 mostrará, entre outras coisas, um aumento no número de denúncias entre janeiro e abril de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior, para  o  módulo Criança e Adolescente.  Este ano foram recebidas 34.142 denúncias, 71%  a mais que os quatro primeiros meses de 2011. A divulgação do serviço de utilidade pública da SDH/PR está entre as principais ações de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.       

O levantamento da PRF, conhecido como Mapear, tem se constituído, junto com a base de dados do Disque Direitos Humanos – Disque 100, em ferramenta estratégica para a gestão das políticas públicas de enfrentamento dessa grave violação dos direitos da infância e adolescência no Brasil. Através dessas informações, os gestores governamentais e a sociedade civil organizada podem identificar cenários e organizar ações tanto para proteger crianças e adolescentes vítimas da violência sexual quanto para responsabilizar seus agressores. Além de um panorama nacional de ação nas estradas, serão apresentados, também, dados do total de crianças e adolescentes retirados de situação de risco pela PRF. 

No período da manhã também acontecerá a entrega oficial do Prêmio Neide Castanha, destinado a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infantojuvenis no enfrentamento da violência sexual. A iniciativa é uma homenagem à assistente social, falecida em janeiro de 2010 e reconhecida defensora dos direitos humanos, tendo dedicado grande parte de sua vida na luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no brasil.

Ao longo do dia será realizado o Show Pela Vida contra Violência, que contará com a participação de 1.500 crianças em apresentações culturais de crianças e adolescentes de organizações do Distrito Federal e do GDF.  A partir das 15h30 a Caravana Siga Bem se juntará à mobilização, na Esplanada dos Ministérios, tendo a cantora Fafá de Belém “puxará” os caminhões.

18 de Maio - O Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal N° 9970/00, em alusão ao dia 18 de maio do ano de 1973, quando um bárbaro assassinato cometido em Vitória (ES) chocou o País.  O crime ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Araceli era o nome de uma criança de oito anos, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu impune. 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 18 de maio de 2012.
Horário: 9h
Local: Câmara dos Deputados - Auditório Nereu Ramos, Brasília - DF

Fonte: SDH - PR, 17/05/12, disponível em: http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/05/17-mai-2012-governo-divulga-balando-sobre-denuncias-de-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-nesta-sexta-18

Nenhum comentário: