domingo, 20 de maio de 2012

Como coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e jovens? (Enquete Jornal O Povo, 20/05/12))

No último dia 18, foi lembrado o Dia Nacional de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como combater esses crimes? 

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno histórico-cultural associado a desigualdade, pobreza, discriminações intergeracionais e de gênero, uso de álcool e drogas, etc. Por isso, a eficácia de seu enfrentamento requer políticas públicas e sensibilização social. No Ceará, a expansão das cidades e a condição de corredor geográfico facilitam o trânsito e a permanência de quem procura locupletar-se do crime agravando o cenário, daí que estratégias vêm sendo somadas à usual ação policial. No dia 18 de maio, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, apresentamos as bases do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil (Pair), que será executado em 20 municípios que sofrerão impactos sociais com a Copa de 2014. A ideia é dimensionar eventuais problemas, antecipando-se ações integradas entre Estado, municípios e sociedade.

MARCELO UCHÔA
Coordenador Especial de Direitos Humanos no Ceará e professor da Universidade de Fortaleza 

Fonte: Jornal O Povo, 20/05/12, disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/05/19/noticiasjornalopiniao,2842364/como-coibir-o-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-jovens.shtml

Nenhum comentário: